sábado, 4 de junho de 2011

depoimento da artista Juliana Kase

Olá Rubens,

Aqui é a Juliana do Vitrine Efêmera. Gostei de te conhecer. Te escrevo para contar sobre da minha experiência com o seu projeto Nowheremen.
Você deve conhecer melhor do que eu as propostas de outros artistas que trabalham com o assunto dos moradores de rua. Alguns por um viés
mais estético, outros mais políticos e tantos outros realizando propostas momentâneas. Imediatamente, ao ter contato com seu projeto, confesso que
achei que se tratava de uma abordagem mais antropológica, mas ao ir colando as figurinhas no álbum, me dei conta da potência sensibilizadora da sua proposição.
Admiro o tempo que você dispendeu conversando com eles, assim como me comovo ao obrigatoriamente me ver alisando as faces das imagens que você nos oferece em close.

Seu trabalho é bem sucedido em vários momentos. Primeiro, quando você oferece a compra, a preço módico, o seu álbum, você consegue ativar um prazer pelo colecionismo
e uma recordação de infância que acredito que a maioria tenha tido. Depois, quando você propõe a tarefa de colar as figurinhas, o espectador deve empregar um certo tempo
para realizá-la e consequentemente ler as sucintas informações das legendas. É aí, na legenda, que para mim, está o ponto fundamental do seu trabalho. Enquanto muitos
artistas intentaram dar visibilidade à população de rua, você resgata os nome desses desconhecidos. Penso que o reconhecimento dessas pessoas como indivíduos, a sua singularidade, é mais eficaz que mantê-los apenas como uma massa indiferenciada.

Parabéns pelo projeto! Aguardo o cromo 13!

Abraço,

Juliana

www.julianakase.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário