domingo, 29 de maio de 2011

RELEASE

 
SÓ SONHA QUEM DORME
                          ABRE NOVO ESPAÇO DE ARTE EM IPANEMA

A galeria Museu do Mundo inaugura dia 17 de junho com troca de figurinha, jogo de bafo e distribuição do álbum Nowhereman, obra do artista Rubens Pileggi Sá que assina a exposição Só sonha quem dorme. Além do álbum, a exposição reúne painéis e instalações que fazem parte do projeto Cromo Sapiens que trata de exclusão e mobilidade social na cidade do Rio de Janeiro.
O projeto Cromo Sapiens, contemplado com bolsa do programa de incentivo à arte da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, teve início em 2009 a partir de 30 entrevistas, feitas pelo artista, com andarilhos e moradores de rua que transitam pelo centro, Lapa e Largo da Carioca. Nessas entrevistas, registradas em vídeo e fotos, as perguntas giraram em torno de lembranças e sonhos na vida.
“Com esse material em mãos”, conta Rubens, “desenvolvi o protótipo de um álbum de figurinhas intitulado Nowhereman, onde as páginas do álbum são ilustradas com detalhes de apartamentos e moradias, preços de imóveis e espaços culturais e de lazer do centro da cidade. E as figurinhas a serem coladas nessas páginas são as fotos das pessoas entrevistadas. Da experiência com esse álbum foram surgindo outros trabalhos e peças artísticas que, no conjunto, formam a exposição que dei o nome de Só sonha quem dorme”, explica o artista.
A exposição Só sonha quem dorme  inaugura o Museu do Mundo, novo espaço de cultura que, além de abrigar exposições de arte contemporânea, vai funcionar como local de cursos, palestras, venda de livros e objetos de arte. Segundo o artista e teórico de arte Roberto Corrêa dos Santos, diretor do Museu do Mundo, “a dinâmica do espaço, baseada na proposta de arte do artista belga Broodthaers, tem por objetivo catalisar e ajudar a fazer circular parte da ampla diversidade cultural e artística contemporânea na cidade”.


Exposição: SÓ SONHA QUEM DORME
De: Rubens Pileggi Sá
Inauguração: 17 de junho – Sexta – 19h às 22h, até 08 de julho
Local: MUSEU DO MUNDO
Rua Visconde de Pirajá, 111 – Ipanema
Telefone: 7207-0326

Nenhum comentário:

Postar um comentário