quarta-feira, 26 de outubro de 2011

LANÇAMENTO NO PLANO B

O Espaço Cultural Plano B, na Lapa, lança, dia 12 de novembro, com troca de figurinha e jogo de bafo, o álbum de cromos Nowhereman,  que trata de exclusão e mobilidade social na cidade do Rio de Janeiro.
O álbum, que faz parte do projeto Cromo Sapiens, contemplado com bolsa do programa de incentivo à arte da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, teve início em 2009 a partir de 30 entrevistas, feitas pelo artista, com andarilhos e moradores de rua que transitam pelo centro, Lapa e Largo da Carioca. Nessas entrevistas, registradas em vídeo e fotos, as perguntas giraram em torno de lembranças e sonhos na vida.
“Com esse material em mãos”, conta Rubens, “desenvolvi o protótipo do álbum, ilustrando suas páginas com detalhes de apartamentos e moradias, classificados com preços de imóveis, espaços culturais e de lazer do centro da cidade. E as figurinhas a serem coladas nessas páginas são as fotos das pessoas entrevistadas”. Como em todo álbum de figurinhas que se preze, há aquelas mais difíceis e outras mais fáceis, sendo que a de número 13 é a do andarilho que “de tão perdido, confundiu as páginas do álbum onde ele deveria estar, com as paredes e muros da cidade”, releva o artista. Assim, se você se deparar com a imagem de um homem com um saco nas costas, andando pela cidade, muita atenção, ele pode ser o elo perdido entre a ficção e a realidade cruel dos fatos